Atrações turísticas em Rio Negrinho

Represa de Volta Grande: Um dos pontos turísticos de Rio Negrinho é a Represa de Volta Grande, e o objetivo de sua construção foi o fornecimento de energia elétrica para a Companhia Volta Grande de Papel, fabricante de papel e celulose, instalada naquela região. Com o passar do tempo, a proliferação de peixes aumentou e a Represa despertou o interesse na prática de pesca, incentivando o turismo, com os locais de camping e gincanas de pesca. Através do Consórcio Quiriri, a Represa de Volta Grande é protegida por uma lei intermunicipal, fazendo com que a preservação da admirável região, seja mais intensa. Maiores informações pelo telefone (47) 3644.8911.

Represa de Volta Grande

 

Museu Carlos Lampe: O prédio onde hoje é abrigado o Museu Municipal Carlos Lampe foi construído no ano de 1923, servindo de residência para Jorge Zipperer e quase todos os seus filhos. Em 1998 foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual, onde foi restaurado num minucioso e excelente trabalho, para manter viva a história de Rio Negrinho. O Museu Carlos Lampe possui um acervo histórico fascinante, além de abrigar exposições artísticas e culturais. O horário de visita ao Museu é de Terça à Sexta-feira: das 9h às 11:30h e das 13h às 17:30h, Sábado: das 9h às 13h, Domingo: das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (47) 3644.5513.

Museu Municipal

Maria Fumaça: A Maria Fumaça proporciona aos turistas e passageiros um passeio encantador pela serra do Norte Catarinense, em cenários antigos de montanhas, túneis e cachoeiras. Além disto, os passageiros podem conhecer a história da ferrovia no Museu Dinâmico da Maria Fumaça, contando com oito locomotivas a vapor, vagões antigos e peças relacionadas à história da ferrovia no Brasil. Os passeio de Maria Fumaça acontecem todo segundo sábado de cada mês, com saída de Rio Negrinho às 10h, com destino a Rio Natal, onde os passageiros são aguardados com um saboroso almoço típico polonês, e retorno previsto às 16h. Maiores informações pelo telefone (47) 3644.7000 ou pelo site www.abpfsc.com.br.

Maria Fumaça

Esportes de aventura: RAPPEL e TIROLESA: Rio Negrinho está se mostrando também uma cidade que oferece opções para a prática de esportes radicais. No município existem mais de 10 cachoeiras, sendo algumas delas com mais de 30 metros de altura, ideais para a prática de rappel, principalmente, por iniciantes. No município já existem praticantes especializados e com condições de guiar grupos para a prática deste esporte de aventura. Neste mesmo segmento, existe no município, no Parque de Eventos da Fazenda Evaristo, uma tirolesa com 502 metros, com torre de lançamento de 60 metros de altura da base. Além disso, no local ainda existe pesque-pague e restaurante campeiro, área de camping e infra-estrutura para a realização de grandes eventos. Maiores informações pelos telefones (47) 9986.0100 (rappel e tirolesa) e (47) 9181.8492 (Fazenda Evaristo).

Rappel

Oberlandfest: Promovida pelo Grupo Folclórico Germânico Oberland e com apoio da Prefeitura de Rio Negrinho, a proposta é de festejar as tradições germânicas do município. A Oberlandfest, desde sua primeira edição, chamou a atenção da população da cidade e caiu logo no gosto popular da região Norte. Nos três dias do evento acontecem atrações que vão dos tradicionais desfiles de grupos folclóricos alemães, bailes animados por bandas típicas, concursos de tiro ao alvo, tomadores de chope em metro, bierwagen, desafios entre serradores de lenha e outras atrações típicas de uma genuína festa alemã. O evento acontece no Pavilhão dos Imigrantes, bem no Centro da cidade, local que dispõe de excelente infra-estrutura, com mais de 2.500 metros quadrados de área construída, e envolve toda a comunidade que se diverte à noite nos animados bailes regados a um bom chope. Maiores informações pelos telefones (47) 3644.1165 ou pelo site www.oberlandfest.com.br.

Oberlandfest

Rodeio CTG Amor e Tradição: Anualmente milhares de pessoas se deslocam até Rio Negrinho, acampam ou se hospedam em pousadas e hotéis da cidade. Vale tudo para participar do Rodeio Crioulo de Rio Negrinho, promovido pelo CTG Amor e Tradição, realizado sempre no mês de abril, próximo as festividades do Dia do Município. A festa acontece na Fazenda Evaristo. Ao som de música tradicionalista, degustando churrasco preparado no fogo de chão e tomando chimarrão, visitantes e competidores se divertem com as gineteadas, provas de laço, de rédea, provas campeiras e encontros tradicionalistas e muita dança. Churrasco e costela de chão são os destaques gastronômicos da festa. Barracas comercializam bombachas, vestidos, cuias, roupas em couro e outros acessórios da tradição gaúcha. O Rodeio atrai competidores do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais e já contou ginetes, inclusive de outros países do Mercosul. Outro ponto alto são os shows com grupos de música nativista, afinal o objetivo principal do Rodeio continua sendo despertar e manter acesa a tradição gaúcha.
Maiores informações pelo telefone (47) 3644.1983 ou pelo site
www.rodeioderionegrinho.com.br.

Rodeio CTG Amor e Tradição

Roteiro do Móveis: O progresso do município de Rio Negrinho teve notável impulso com extinta Móveis Cimo, que projetou a cidade a nível internacional, como a "Capital dos Móveis". Outras fábricas posteriores propiciaram uma revolução e expansão contínua da paisagem urbana, nunca fugindo de sua vocação que é a construção da riqueza a partir da madeira, principal matéria-prima existente na região. Hoje, a indústria moveleira continua sendo a principal atividade econômica da cidade. Ao longo da rodovia BR-280, que corta o perímetro urbano de Rio Negrinho, várias lojas comercializam os móveis produzidos na cidade, com atendimento especial e diferenciado, inclusive nos finais de semana. Além do mercado interno, uma parcela importante do parque industrial de Rio Negrinho, relacionado à indústria moveleira, exporta boa parte da sua produção.
Maiores informações pelo telefone (47) 3644.8911.

Roteiro dos Móveis

Trilhas: MOTOS E JEEPS: Devido a sua grande extensão territorial, há uma diversidade imensa de trilhas e caminhos pelo interior da cidade, onde nos finais de semana, grupos de trilheiros e jipeiros se reúnem para praticar este esporte de aventura e de lazer. Dois clubes atualmente estão ligados a esta prática: o Rio Negrinho Moto Clube e o Jeep Club Rio Negrinho.

Jeep e Moto